Você sabe o que são abordagens?
Dentro da psicologia existem várias teorias que podem orientar o trabalho do terapeuta, são o que chamamos de abordagens terapêuticas.
Cada abordagem possui sua própria compreensão do mundo, do ser humano e do adoecimento psíquico, além de técnicas e exercícios específicos para lidar com emoções, pensamentos e comportamentos.
Em geral, todas as abordagens em psicoterapia são capazes de promover mudanças, que perpassam também por aspectos da relação entre terapeuta e cliente. Porém, algumas abordagens possuem maiores evidências científicas de eficácia do que outras. A eficácia de um tipo de terapia também pode varias de acordo com o problema que é alvo de intervenção, sendo mais eficázes para alguns transtornos do que para outros. O caso precisa sempre ser avaliado para indicação da técnica utilizada.

Qual abordagem eu utilizo?
Os terapeutas são livres para, dentro das teorias investigadas e aceitas pela ciência psicológica, atuarem com aquela(s) que tiverem maior domínio técnico e afinidade. As abordagens cognitivo-comportamentais são, atualmente, as que possuem maior nível de evidencias científicas. Como terapeuta, sempre baseio meus atendimentos nesta abordagem e em suas diferentes técnicas. Existem diversos tipos de terapias cognitivo-comportamentais, e as que utilizo atualmente em meus atendimentos com mais frequência são a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT, na sigla em inglês) e a Terapia Cognitivo-Comportamental Clássica (TCC).
Quer saber mais sobre Terapias Cognitivo-Comportamentais e a Terapia de Aceitação e Compromisso? Continue lendo!


